Como se joga e as principais regras do Futebol Americano - Parte 1

23:42 0 Comments A+ a-


A temporada regular da NFL (maior competição de Futebol Americano do Mundo) já está para começar, e muitas pessoas não sabem as regras e nem como se pratica o Futebol Americano. Por isso, o FC Gols (já tínhamos postado no antigo) fez uma série de quatro posts explicando como se joga e as principais regras do esporte mais popular dos Estados Unidos. As formas de pontuações, as faltas (porque apesar de ser um jogo violento, ele tem faltas) e outras regras do Futebol Americano estarão presentes nesta minissérie. 

Básico:

Ao todo, são 22 jogadores (11 de cada lado). O principal objetivo do jogo e chegar a endzone adversária. O período de jogo é divido em dois tempos que são divididos em dois quartos cada, com duração de 15 minutos cada quarto. As equipes trocam de campo no fim do primeiro e do terceiro quarto. Caso o jogo termine empatado, é disputado uma prorrogação, na qual quem pontuar primeiro ganha. O campo de jogo tem ao todo 120 jardas (aproximadamente 109 metros).

O jogo é constituído por downs (decidas). Em cada decida, o time tem 4 chances para tentar avançar 10 jardas, mas se não conseguir esse avanço, a posse de bola será invertida. Quando a equipe chega na quarta decida sem conseguir avançar as 10 jardas, ela pode optar por chutar um Field Goal (aquele chute entre no "Y") ou fazer um Punt, que é um chutão para o campo adversário, quando a distância é muito grande para o Field Goal, a fim de que o time adversário comece a sua campanha de ataque mais longe da EnZone da equipe que fez o Punt.


Exitem duas formas de avanço: Através da jogada terrestre ou jogada aérea. Na jogada terrestre, o quarteback (o homem que fica lançando a bola) deixa a bola com Running Backs (aquele que sai correndo na bola no meio dos outros jogadores). O Quarteback, que é o "camisa 10" do time, também pode optar pelo lançamento, que é quando ele lança a bola para o Wide-Receiver. Se o último não receber e a bola cair no chão o time vai para a próxima decida de onde começou a anterior.

Pontuação:

Touchdown - 6 pontos: É o grande objetivo do jogo. Para conseguir esses 6 pontos, o time terá que chegar na EndZone (digamos na grande área) do adversário. Após a conversão de um touchdown, a equipe que marcou os pontos ainda terá a chance de obter um ponto, chutando um Field Goal, ou dois pontos, tentando fazer um outro touchdown, esse chamado de mini-touchdown.

Confira abaixo alguns touchdowns incríveis (não só da NFL, mas de outras competições também):

Field Goal - 3 pontos: É o famoso chute, que tem por objetivo acertar o meio do "Y". Se isso ocorrer, a equipe que converteu o chute ganha 3 pontos, mas se errar, a posse de bola será do adversário no lugar de onde o Field Goal foi convertido.

Confira abaixo um exemplo de Field Goal:

Safety - 2 pontos: No Futebol Americano a defesa também tem como pontuar, através do Safety. Isso ocorre quando o time defensivo derruba um jogador da equipe adversária dentro da EndZone adversária ou quando o jogador do time que está atacando sai com a bola para trás de sua EndZone. Além de conseguir os dois pontos, a equipe que fez o Safety ainda ganha a posse de bola.

Confira abaixo um exemplo de Safety: