FIFA Ballon d'Or 2015: Luis Enrique é eleito o melhor técnico na categoria masculina; no feminino, vitória de Jill Ellis

11:31 0 Comments A+ a-


Ontem tivemos a festa de gala da FIFA, o FIFA Ballon d'Or, evento no qual são premiados os melhores jogadores e técnicos do ano. Nesse post, começaremos falando sobre os melhores técnicos do ano, tanto o futebol masculino quanto do futebol feminino, premiados em Zurique (Suíça).

No masculino, os finalistas foram Jorge Sampaoli (seleção do Chile), Pep Guardiola (Bayern de Munique) e Luis Enrique (Barcelona), sendo que os dois últimos não estiveram presentes na cerimônia. Uma categoria difícil, já que o Chile conseguiu o maior título do ano, a Copa América, pela primeira vez em sua história e o Bayern de Munique ganhou novamente o Campeonato Alemão.


O Barcelona por sua vez conseguiu seu segundo triplete (ganhando a Copa do Rei, o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões) e faturou também o Mundial de Clubes no final do ano. Tais conquistas contribuíram e muito para a vitória de Luis Enrique, que ficou com 31,08% dos votos, contra 22,97% de Guardiola e 9,47% de Sampaoli. O diretor esportivo do Barcelona, Robert Fernández, recebeu o prêmio representando Enrique.


Já no feminino, a prêmio ficou com a treinadora dos Estados Unidos, Jill Ellis, atual campeã do Mundo, título que pesou na decisão assim como ano passado (clique aqui para mais informações). A treinadora estadunidense teve 42,98% dos votos, vencendo Norio Sasaki (vice-campeão mundial), do Japão (17,79%) e Mark Sampson da Inglaterra (10,68%).