Mão de Gália marca encontro desta manhã - FC Gols

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Hoje às 10h00 em Lyon teremos o quarto jogo pelas Oitavas de Finais da Euro de 2016. E a vaga será decidida na partida entre França x Irlanda, que nos lembram um episódio marcante do futebol Mundial, também no território francês, mas pelas Eliminatórias para a Copa de 2010, uma mão selou o destino das duas equipes. E neste post vamos falar um pouco sobre o Incidente da "Mão da Gália", ou simplesmente Mão de Frod ou, mas conhecida como Mão de Henry.

Este era o segundo jogo da repescagem das Eliminatórias, no primeiro a França havia vencido a Irlanda por 1x0, gol de Anelka. Tal resultado dava a vantagem do empate para os Bleus. No jogo de volta, a Irlanda começou atacando com tudo e abriu o marcador com Robbie Keane (que está nessa Euro), mas a França igualou o placar com Shay Given. Depois disso, os irlandeses precisavam marcar mais um gol para se classificarem, enquanto os franceses poderiam apenas segurar a igualdade para irem para a Copa.

Então veio o lance polêmico. Florent Malouda cruzou e depois de um bate-rebate, a bola sobrou para Thierry Henry que colocou sua mão de esquerda intencionalmente na bola dando assistência para Galas marcar de cabeça selando até então a classificação dos Bleus. Os jogadores da Seleção Irlandesa cercaram o árbitro Martin Hansson, mas de nada adiantou e o gol foi confirmado. A partir de então, os Verdes não reagiram na partida e o confronto terminou 2x1 para a França, 3x1 no agregado.

Confira o lance abaixo:



Claro que está mão repercutiu muito (além das piadinhas e jogos). A Irlanda entrou com pedido de anulação, negado pela FIFA. Henry pediu desculpas e chegou a pensar em se aposentar do futebol internacional, mas não concretizou a ideia. O árbitro não quis fazer declarações na época. E como vingança, na Copa do Mundo, as pizzarias Pizza Hut forneceriam pizzas grátis (quantidade foi limitada posteriormente) para os clientes caso a França tomasse gol, e isso aconteceu só na segunda partida contra o México quando perderam por 2x0, com 350 unidades de pizza por gol.

Atualmente, a realidade é outra, com dois elencos muito diferentes e realidade totalmente distinta. A França na ocasião foi eliminada ainda na fase de grupos da Copa. Em 2016, os Bleus chegam como favoritos, ainda mais com o apoio da torcida e a boa campanha, e por isso talvez seja uma boa hora para a "vingança" irlandesa. Contudo, meu palpite ainda é que a França avance para as quartas, e dessa vez sem "la mano de Díos francesa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas