Esportes da Olimpíada - Hipismo - FC Gols

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

A série sobre os esportes do programa olímpico segue e hoje é dia do hipismo.

O hipismo é o esporte da arte de domar um cavalo e compreende todas as práticas esportivas envolvendo o animal. Presente nas Olimpíadas desde Paris 1900 é disputado em três modalidades: saltos, CCE e adestramento.

Na prova de adestrramento o conjunto (cavalo e cavaleiro) deve executar uma série de figuras de diferentes graus de dificuldade e o objetivo é executar essas figuras com a maior perfeição possível. As notas atribuídas pelos juízes somam quesitos como disciplina, prontidão e elegância.


O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma espécie de triatlo equestre e reúne provas de adestramento, saltos e cross country. Esta é uma prova completa em que o conjunto deve mostrar habilidades nas mais diversas situações.

A prova de saltos é disputada em uma pista que mede entre 700 e 900 metros com uma série de obstáculos ordenados com altura variando de 0,40 à 1,65 m dependendo da categoria. Vence quem completar o percurso no menor tempo possível, próximo ao tempo ideal com o menor número de faltas cometidas, pois cada erro é penalizado com uma falta que varia de 1 a 4 pontos perdidos.

O local de competições:


Construído para o Pan de 2007 o Centro Olímpico de Hipismo no complexo de Deodoro foi reformado para a Olimpíada passando por obras de modernização e ampliação. A área de 1 milhão de metros quadrados tem arena para saltos e adestramento, pista de cross country e área de acomodações para os tratadores.

O Brasil nos jogos:


Por ser o país sede o Brasil tem presença garantida nas três modalidades. No CCE competiremos no individual e por equipes, no adestramento com João Victor Oliva e na prova de saltos o veterano Rodrigo Pessoa, ouro em Atenas acabou virando reserva e não aceitou a condição imposta pelo técnico da equipe. Nosso representante mais experiente será Álvaro Miranda Neto, o Doda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas