Esportes da Olimpíada - Hóquei sobre a grama - FC Gols

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

A série sobre os esportes do programa olímpico chega ao hóquei sobre a grama.

O hóquei sobre a grama é um esporte coletivo disputado por duas equipes de 11 jogadores cada e usam tacos para conduzir a bola, fazer passes e chegar ao gol. Disputado em campos sintéticos tem sua origem na Grécia antiga e no século XIX a Inglaterra formou sua primeira equipe nacional. O esporte está presente nos Jogos Olímpicos desde 1908. As partidas são disputadas em quatro tempos de 15 minutos cada e vence quem fizer mais gols durante o tempo de duração da partida.

Jogadas:
As principais jogadas do esporte são:
  • Flick: o jogador conduz a bola com o taco levantando - a no ar. A jogada é difícil de ser executada e muito usada pra driblar o adversário;
  • Push - hit: jogada muito usada para gols e passes;
  • Obstrução: o jogador usa o corpo ou o taco para proteger a bola. É considerada como falta.
Equipamentos:


O taco é feito de kevlar, fibra de carbono e fibra de vidro. Pesa entre 350 e 700 gramas e não podem ultrapassar 5 cm de diâmetro. A bola é feita de plástico e cortiça, pesa 160 g e tem diâmetro de 3 cm.

O local de competições:


Mais uma instalação dentro do Complexo Olímpico de Deodoro o Centro Olímpico de Hóquei foi usado no Pan de 2007 e passou por reformas para a Olimpíada. Sua estrutura conta com dois campos de grama sintética, vestiários e área administrativa. Após os Jogos o local virará Centro de treinamento da seleção brasileira.

O Brasil nos jogos:


O Brasil tem pouca tradição no esporte e nesta Olimpíada fará sua estreia com o time masculino. A vaga foi obtida no ano passado com o quarto lugar nos Jogos Pan Americanos de Toronto, já as mulheres ficaram de fora por não atingirem o índice mínimo exigido pela federação internacional da modalidade.

As potências:


Até 1980 a Índia era uma potência olímpica no esporte com oito medalhas de ouro, mas nos últimos anos países como Holanda e Alemanha tem a supremacia no esporte e vindo por fora a Coreia do Sul. Entre as mulheres a seleção da Argentina das Leonas virá sem sua principal jogadora, Luciana Aymar, que se aposentou em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas