Esportes da Olimpíada - Pentatlo Moderno - FC Gols

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Dando continuidade à série sobre os esportes do programa olímpico o destaque hoje é para o pentatlo moderno.

O pentatlo moderno é composto de cinco modalidades: hipismo, tiro, esgrima, natação e corrida. Vence quem somar o maior número de pontos nas cinco modalidades, daí é considerado o atleta mais completo. Presente desde os jogos de Estocolmo em 1912 passou a ter presença das mulheres desde os jogos de Sydney. Antigamente as provas eram disputadas em até cinco dias, mas a partir de Atlanta passou a ser em um único dia.

Provas:
  • Esgrima: disputada no sistema round robin em que todos os competidores se enfrentam em combates até a definição em que aquele que tocar no adversário será vencedor.
  • Natação: Prova de 200 metros e a soma de pontos é obtida pelos tempos;
  • Hipismo: Os cavalos são sorteados 20 minutos antes do começo da competição e os competidores devem saltar 12 obstáculos num percurso entre 350 e 400 metros de distância num determinado tempo, com dedução de penalidades;
  • Evento combinado: A ordem de largada é definida pela pontuação acumulada nas três provas. A corrida é disputada em um percurso de 3200 metros e a cada 800 metros os atletas realizam a prova de tiro em que o competidor terá 50 segundos ou acertar o alvo cinco vezes para prosseguir a corrida. Vence o primeiro atleta a completar o percurso.
Os locais de competição:



As provas de esgrima serão realizadas na Arena da Juventude e em Deodoro o restante das provas. A natação será no Centro Aquático e a piscina foi reformada para a disputa. O estádio será sede do hipismo e do evento combinado.

O Brasil nos jogos:


Por ser o país sede o Brasil terá representantes no masculino e no feminino. Felipe Nascimento será o representante entre os homens e Yane Marques, medalha de bronze em Londres é a representante entre as mulheres. Yane conquistou ano passado a medalha de bronze no mundial de Berlim.

O astro:


O grande nome da modalidade é o ex-URSS Pavel Lednev. O atleta conquistou ao todo duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas