Portugal x França - Quem levará a Euro 2016?


Chegou o grande dia. Hoje, às 16h00 no Stade Saint-Denis, França x Portugal realizam a grande decisão da Euro 2016. Os franceses buscam a terceira taça e contam com o apoio da torcida que lotará o estádio nesta tarde. O time português chega como uma espécie de azarão, mas tentará aprontar para cima dos donos da casa. Decidi fazer este post dando um apanhado geral das duas equipes analisando esta grande decisão.

Começaremos pelo retrospecto do confronto. Ao todo foram 22 partidas, a maioria em território francês, sendo, com 16 vitórias francesas, 5 portuguesas e um empate. Assim como no histórico, recentemente os francos também levam vantagem, a última derrota para os portugueses foi em abril de 1975. Do total de jogos apenas três foram em partidas oficiais, duas pela Euro e uma pela Copa, e em todas estas ocasiões os Bleus triunfaram. O último duelo inclusive foi na Copa do Mundo de 2006, onde a França bateu os portugueses por 1x0 na semi-final.


O tempo passou e a realidade ficou um pouco distinta. Portugal chega meio desacreditado a esta decisão. Os lusos não haviam vencido nenhuma partida até a semifinal, contudo, o time comandado por Cristiano Ronaldo deposita suas esperanças no camisa sete. O "gajo" quebrou o recorde sendo o único jogador a marca gols em quatro Euros, além de igualar, podendo ultrapassar caso marque na decisão, Platini como maior goleador das Euros, com nove tentos. Além de CR7, Renato Sánchez e Nani, que vêm fazendo uma grande competição também podem ser decisivos.

A França por sua vez tem um time mais técnico com um melhor elenco, destaque para Pogba, Payet entre outro. No entanto, nesta temporada surgiu seu principal homem: Antoine Griezmann. O atacante foi o destaque do Atlético de Madrid nesta temporada além de ser o artilheiro desta edição da Euro com seis gols. Além disso, os Bleus eliminaram a Alemanha nas semis jogando muita bola, e por isso chegam como favorita no confronto.


Hoje temos duas opções de desfecho. Poderemos ver o estádio explodir de alegria e a França se tornar a maior vencedora da Euro ao lado de Espanha e Alemanha com três títulos, ou uma reedição da Euro de 2004, com Portugal ficando do lado oposto de 12 anos atrás, chegando como zebra e derrotando os donos da casa. Meu palpite é França, mas como todos os times que torci a partir das quartas perderam, prefiro ficar neutro na partida.

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário