Esportes da Olimpíada - Tênis - FC Gols

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

A série sobre os esportes olímpicos segue e hoje é dia do tênis.

O tênis é esporte olímpico desde Atenas 1896, saiu e voltou a ser esporte olímpíco nos jogos de Seul 1988. Inventado na França no século XII o tênis foi evoluindo ao longo dos séculos. É disputado em jogos de simples e duplas masculino e feminino além das duplas mistas.

Sua pontuação é distinta. Começa com 15, 30 e vai até 40. Vence um game o tenista que fizer o ponto seguinte. Caso haja igualdade em 40- 40 o jogador precisa fazer dois pontos seguidos para vencer o game. As partidas tem duração de três sets exceto a final masculina em melhor de cinco sets.

Se um set empatar em 6 - 6 haverá a disputa de um tie break, game de desempate em melhor de sete pontos e requer vantagem mínima de dois pontos. No terceiro set de cada jogo e na final não tem tie break, o jogo segue até que um jogador obtenha dois games de vantagem.

No saque quem vence o sorteio decide se começa sacando ou recebendo a bola. Deve começar sempre à direita da linha do centro da quadra e a bola deve quicar no lado oposto da quadra adversária, é o saque cruzado. O jogador tem direito à dois saques a cada ponto, sendo que o primeiro costuma ser um golpe arriscado e o segundo mais conservador, porque precisa colocar a bola dentro, caso contrário ocorre a dupla falta e o ponto vai de bandeja pro adversário.

Equipamentos:


As bolas são feitas de borracha e pesam de 56 à 59 g.O seu segredo é uma explosão que faz com que a bola quique mais rápido, graças à uma pastilha de nitrogênio que é aquecida e estoura dentro da bola fazendo o efeito do quique. A raquete é feita de materiais variáveis do carbono, diferente das cordas que são feitas de tripa natural e usadas pela maioria dos tenistas profissionais. O seu comprimento é de 73,7 cm, largura de 31,7 cm e peso de 300 g. A rede possui cabos de sustentação nas laterais da quadra que mede 1,07 de altura e mais baixa no centro da quadra com 0,94 m.

O local de competições:


Inaugurado em dezembro de 2015 o Centro Olímpico de Tênis conta com 16 quadras, sendo algumas temporárias e a estrutura da quadra central é permanente e será um dos principais legados dos jogos.

O Brasil nos jogos:


O Brasil vai ser representado nos jogos de simples com Thomaz Belucci e Rogério Dutra no masculino e com Teliana Pereira que jogará também nas duplas com Paula Gonçalves. Nossas esperanças estão na dupla formada por Marcelo Melo e Bruno Soares que já foram número 1 com parceiros diferentes.

Os astros:



O medo da zika afastou alguns tenistas como o canadense Milos Raonic, o alemão Tomas Berdych e a romena Simona Halep enquanto Roger Federer alegando lesão no joelho não jogará mais neste ano. Por outro lado grandes nomes como o suíço Stan Wawrinka, o espanhol Rafael Nadal, o britânico Andy Murray e o número 1 do mundo Novak Djokovic estão garantidos assim como a americana Serena Williams, número 1 no ranking da WTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas