Regras do Futebol - Os segredos do Tiro Livre Indireto dentro da área


Uma das regras mais acertadas dentre todas do futebol, mas pouco utilizada na prática é a regra que impede que o goleiro pegue a bola com as mãos após um recuo consciente do zagueiro com os pés. Tal regra permitiu uma avanço no futebol, não só pelo lance em si, mas também nos desenvolvimentos de habilidades até antes não muito importantes e que passaram a ter valor. Neste post vamos comentar como é o funcionamento desta regra pouco conhecida, mas que foi aplicada no jogão entre Flamengo x Fluminense neste domingo.

Futebol Clássico vs Futebol Moderno: Há um vencedor?

Começando um pouco sobre os efeitos colaterais, mencionados na introdução do post. Como os goleiros não poderiam mais utilizar as mãos após esses recuos, foi necessário utilizar os pés habilidade até antes sem importância, e hoje temos como o maior expoente desta evolução o goleiro alemão Neuer, que até ultrapassa o limite dos recurso, atuando como uma espécie de Líbero. Já na parte ofensiva, os atacantes passaram a pressionar os defensores a fim de provocarem o recuo de num possível erro, surgindo assim com maior intensidade o uso da marcação sob pressão.


Mas voltando especificamente para a regra é necessário ressaltar que apenas é infração caso o recuo seja com os pés é feito de propósito. Lances com toques de cabeça, barriga, canela são permitidos mesmo que intencionalmente. Contudo é importante lembrar que o zagueiro não pode ludibriar o árbitro, levantando a bola com os pés para recuar posteriormente. Nestes casos, independentemente da reação do goleiro, é marcado o tiro livre indireto com cartão amarelo para o zagueiro.


Marcada a penalidade, vamos para como deve ser feita a cobrança. Em via de regra, a bola deve ser posta no local onde o arqueio colocou a mão, contudo como não há tiro livre indireto ou bola ao chão dentro da pequena área, a cobrança é feita na linha paralela à linha de fundo (5,50m) mais próxima do loca da infração com dois toques. Nestes casos, os defensores podem ficar a menos de 9,15m de distância da bola. É permitido que os jogadores fiquem em cima da linha do gol.

Trecho retirado do Livro de Regras do Jogo 2016/2017 - Página 83 (tradução adaptada):

Um tiro livre indireto é concedido se um goleiro, dentro de sua grande área em qualquer uma das seguintes infracções:

  1. Controla a bola com as mãos por mais de seis segundos antes de soltá-la.

• Toca a bola com as mãos depois:

  1. Soltá-lo e antes de tocar em outro jogador
  2. Que foi deliberadamente tocado para o goleiro por um colega de time
  3. Recebê-la diretamente de um lançamento feito por um colega de time.

"No Fla-Flu é o Ai, Jesus"
Bom, com esta deixa da partida entre Flamengo x Fluminense começo aqui no blog uma série de postagem explicando as regras do futebol, algumas mais conhecidas popularmente e outras mais misteriosas e cheias de detalhes como esta. Até a próxima postagem!

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário