Qual é o maior clube da Inglaterra? - NTDR #02


Diferente do primeiro post da série, onde tratamos sobre um tema cuja opinião é unânime sobre a relação Arsenal-Àrsene, o assunto central deste texto é algo que gera bastante polêmica seja em qual lugar do mundo for, ainda mais na Inglaterra: qual é o maior time do país? Aqui, abrindo mão do clubismo, irei trazer estatísticas sobre os times mais cogitados a ocupar este cargo, eliminado um por um até chegarmos a um veredito final. Fique a vontade para manifestar sua opinião nos comentários, tanto de discordância, como de concordância e complementação.

Começaremos descartando dois times que estão em alta no momento: Manchester City e Tottenham Hotspur. Apesar da excelente fase que ambas equipes estão vivendo, principalmente do City após a compra do clube em 2008, para uma equipe ser grande precisa de uma história rica, e não apenas um momento específico. O Manchester por exemplo possui apenas quatro títulos ingleses, metade conquistada neste século, além de cinco Copas da Inglaterra e cinco Copa das Ligas, números baixos quando comparados aos integrantes do "Big Four".

Manchester City e Tottenham, dois times em grande fase, mas sem camisa pesada.

Já o Tottenham, apesar de ser detentor de duas Ligas Europa e oito Copas da Inglaterra, tem apenas dois ingleses, conquistados há mais de 50 anos. O último título dos Spurs foi apenas em 2008, da Copa da Liga. Devemos lembrar que tal análise não desconsidera o momento recente. Assim times que apresentam a realidade oposta de Tottenham e City, ou seja, história com títulos importantes, mas que no momento se encontram apagados no futebol inglês também são descartados de nossa classificação, como por exemplo o Leeds United, Nottingham Forest e Aston Villa.

Vamos entrar agora no seleto e famosos grupo do "Big Four". Começamos eliminado os times londrinos que restam: Chelsea e Arsenal. Apesar do último estar vivendo a melhor época de sua história, conquistando o título da Liga dos Campeões em 2012, a Liga Europa no ano seguinte, além de várias edições da Premier League, os Blues não possuem uma história tão rica e tradicional quando comparado a outros times. Dos seus seis títulos da Liga, cinco foram nos últimos 15 anos.

Rivalidade entre dois opostos: fase espetacular vs história rica
O caso oposto dos Blues é o Arsenal, que viveu nove anos de seca de títulos, interrompidos em 2014 com a Copa da Inglaterra. Apesar disso, os Gunners possuem uma galeria mais rica e distribuída ao longo de sua história, como treze Ligas e treze Copas da Inglaterra, mas que não é o suficiente para colocá-lo como maior time inglês, ainda mais com a ausência da Liga dos Campeões.

Restaram, então, os dois finalistas, justamente as duas equipes que mais geram dúvidas acerca de qual é o maior time da Inglaterra: Manchester United x Liverpool. Ambos times são (quase*) unanimidade de serem as duas maiores equipes inglesas. São os maiores vencedores da Liga dos Campeões (dentro do país) e de Campeonatos Inglês. A seguir você confere um comparativo geral em relação aos títulos de cada time. Lembrando que não é só de títulos que definimos uma grande de um time, apesar de esse ser o ponto principal.


No sentido histórico, ambos os times tiveram bons ciclos ao longo de ambas trajetórias. Algo similar entre Liverpool e Manchester United é a oscilação entre as fases de ambas equipes. O Liverpool, por exemplo, teve durante a década de 70 e metade inicial de 80, o período áureo de sua história, levando quatro Liga dos Campeões além de enfileirar títulos nacionais, inclusive com duas Copas da UEFA. Nesse mesmo período, o United chegou a ser rebaixado, conquistando a segunda divisão em 1975.

Como dito anteriormente, essa oscilação também teve o United no auge, como em 1955 quando o time de Manchester conquistou a Liga e o Liverpool estava na segunda divisão, realidade esta que durou oito anos até os Reds retornarem a elite em 1962. O Manchester nesse período ainda levou mais uma Liga e só não deslanchou devido ao desastre aéreo de Munique, em 1956 onde oito jogadores do time faleceram além de membros da diretoria e outros passageiros.

Alex Ferguson: O homem que desequilibrou o futebol inglês e europeu.

Entretanto, o fator que pesa que é um cara chamado Alex Ferguson. Até a chegada do escocês ao comando do United em 1986/1987, não havia dúvidas de que o Liverpool era o maior time da Inglaterra e que tal posto parecia inalterado. Mas sob comando de Ferguson, o Manchester saiu da fila de Campeonatos Inglês, levando o caneco em 1993 (a última conquista tinha vindo de 67) e esse foi apenas o início de sua trajetória brilhante. O Sir ainda levou Manchester a conquistar 13 títulos só da Liga, dominando assim Premier League. Fora isso, o escocês conquistou duas vezes a Liga dos Campeões, levando em cada um dos anos o título Mundial , montando vários esquadrões espetaculares com estrelas como Cristiano Ronaldo, Van Nistelrooy, Rooney, Van der Sar, Ryan Giggs e muitos outros ao longo de sua permanência na equipe.

Nesse mesmo período, o Liverpool teve como grande conquista a Liga dos Campeões de 2005, além de algumas copas nacionais. Assim os Reds viram os Red Devils crescerem e não somente colocar em cheque, mas tomar o posto de maior equipe inglesa. A história de ambos os times é riquíssima, com diversas estrelas, altos e baixos e verdade, todavia com uma galeria de troféus e imensa, o que torna a disputa parelha. Mas apesar de possuir mais continentais, o Liverpool tem uma influência muito abaixa em relação ao United, graças ao auge de Manchester ser recente no período onde com grande disseminação da informação e por consequente do futebol internacional.

Manchester United campeão Mundial em 2008.

Além disso, o Manchester United além de ser uma das marcas mais valiosas do planeta, contém mais torcedores (principalmente espalhados pela Ásia) e títulos nacionais, sendo o maior vencedor da Liga Inglesa e o segundo da Copa da Inglaterra. O Liverpool é gigante? Sim! Entretanto com os fatores apresentados nesse texto podemos cravar (na opinião do autor) o Manchester United como o maior time da Inglaterra!

*P.S.: Como dito anteriormente, a disputa entre Liverpool e Manchester United é quase unânime, entretanto há alguns que quebram essa dualidade como Daily Mirror. O jornal inglês leva em consideração fatores como quantidade de jogadores na seleção inglesa ou que disputaram a Copa do Mundo, a base de fãs ao redor do planeta e desempenho na liga desde 1988/89, além itens claros como títulos por exemplo. Aqui, o United também levou a melhor, contudo o segundo lugar foi ocupado pelo Arsenal que desbancou o Liverpool para terceiro. Confira a seguir a tabela completa do ranking dos 50 maiores times ingleses da história:


Links úteis:

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário