Qual o maior time do Reino Unido? - FC Gols

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!
[left_sidebar]


Diferente do primeiro post da série, onde tratamos sobre um tema cuja opinião é unânime sobre a relação Arsenal-Àrsene, o assunto central deste texto é algo que gera bastante polêmica seja em qual lugar do mundo for, ainda mais na Inglaterra: qual é o maior time do país? Aqui, abrindo mão do clubismo, irei trazer estatísticas sobre os times mais cogitados a ocupar este cargo, eliminado um por um até chegarmos a um veredito final. Fique a vontade para manifestar sua opinião nos comentários, tanto de discordância, como de concordância e complementação.



Começaremos descartando dois times que estão em alta no momento: Manchester City e Tottenham Hotspur. Apesar da excelente fase que ambas equipes estão vivendo, principalmente do City após a compra do clube em 2008, para uma equipe ser grande precisa de uma história rica, e não apenas um momento específico. O Manchester por exemplo possui apenas quatro títulos ingleses, metade conquistada neste século, além de cinco Copas da Inglaterra e cinco Copa das Ligas, números baixos quando comparados aos integrantes do "Big Four".

Manchester City e Tottenham, dois times em grande fase, mas sem camisa pesada.

Já o Tottenham, apesar de ser detentor de duas Ligas Europa e oito Copas da Inglaterra, tem apenas dois ingleses, conquistados há mais de 50 anos. O último título dos Spurs foi apenas em 2008, da Copa da Liga. Devemos lembrar que tal análise não desconsidera o momento recente. Assim times que apresentam a realidade oposta de Tottenham e City, ou seja, história com títulos importantes, mas que no momento se encontram apagados no futebol inglês também são descartados de nossa classificação, como por exemplo o Leeds United, Nottingham Forest e Aston Villa.

Vamos entrar agora no seleto e famosos grupo do "Big Four". Começamos eliminado os times londrinos que restam: Chelsea e Arsenal. Apesar do último estar vivendo a melhor época de sua história, conquistando o título da Liga dos Campeões em 2012, a Liga Europa no ano seguinte, além de várias edições da Premier League, os Blues não possuem uma história tão rica e tradicional quando comparado a outros times. Dos seus seis títulos da Liga, cinco foram nos últimos 15 anos.

Rivalidade entre dois opostos: fase espetacular vs história rica
O caso oposto dos Blues é o Arsenal, que viveu nove anos de seca de títulos, interrompidos em 2014 com a Copa da Inglaterra. Apesar disso, os Gunners possuem uma galeria mais rica e distribuída ao longo de sua história, como treze Ligas e treze Copas da Inglaterra, mas que não é o suficiente para colocá-lo como maior time inglês, ainda mais com a ausência da Liga dos Campeões.

Restaram, então, os dois finalistas, justamente as duas equipes que mais geram dúvidas acerca de qual é o maior time da Inglaterra: Manchester United x Liverpool. Ambos times são (quase*) unanimidade de serem as duas maiores equipes inglesas. São os maiores vencedores da Liga dos Campeões (dentro do país) e de Campeonatos Inglês. A seguir você confere um comparativo geral em relação aos títulos de cada time. Lembrando que não é só de títulos que definimos uma grande de um time, apesar de esse ser o ponto principal.


No sentido histórico, ambos os times tiveram bons ciclos ao longo de ambas trajetórias. Algo similar entre Liverpool e Manchester United é a oscilação entre as fases de ambas equipes. O Liverpool, por exemplo, teve durante a década de 70 e metade inicial de 80, o período áureo de sua história, levando quatro Liga dos Campeões além de enfileirar títulos nacionais, inclusive com duas Copas da UEFA. Nesse mesmo período, o United chegou a ser rebaixado, conquistando a segunda divisão em 1975.

Como dito anteriormente, essa oscilação também teve o United no auge, como em 1955 quando o time de Manchester conquistou a Liga e o Liverpool estava na segunda divisão, realidade esta que durou oito anos até os Reds retornarem a elite em 1962. O Manchester nesse período ainda levou mais uma Liga e só não deslanchou devido ao desastre aéreo de Munique, em 1956 onde oito jogadores do time faleceram além de membros da diretoria e outros passageiros.

Alex Ferguson: O homem que desequilibrou o futebol inglês e europeu.

Entretanto, o fator que pesa que é um cara chamado Alex Ferguson. Até a chegada do escocês ao comando do United em 1986/1987, não havia dúvidas de que o Liverpool era o maior time da Inglaterra e que tal posto parecia inalterado. Mas sob comando de Ferguson, o Manchester saiu da fila de Campeonatos Inglês, levando o caneco em 1993 (a última conquista tinha vindo de 67) e esse foi apenas o início de sua trajetória brilhante. O Sir ainda levou Manchester a conquistar 13 títulos só da Liga, dominando assim Premier League. Fora isso, o escocês conquistou duas vezes a Liga dos Campeões, levando em cada um dos anos o título Mundial , montando vários esquadrões espetaculares com estrelas como Cristiano Ronaldo, Van Nistelrooy, Rooney, Van der Sar, Ryan Giggs e muitos outros ao longo de sua permanência na equipe.

Nesse mesmo período, o Liverpool teve como grande conquista a Liga dos Campeões de 2005, além de algumas copas nacionais. Assim os Reds viram os Red Devils crescerem e não somente colocar em cheque, mas tomar o posto de maior equipe inglesa. A história de ambos os times é riquíssima, com diversas estrelas, altos e baixos e verdade, todavia com uma galeria de troféus e imensa, o que torna a disputa parelha. Mas apesar de possuir mais continentais, o Liverpool tem uma influência muito abaixa em relação ao United, graças ao auge de Manchester ser recente no período onde com grande disseminação da informação e por consequente do futebol internacional.

Manchester United campeão Mundial em 2008.

Além disso, o Manchester United além de ser uma das marcas mais valiosas do planeta, contém mais torcedores (principalmente espalhados pela Ásia) e títulos nacionais, sendo o maior vencedor da Liga Inglesa e o segundo da Copa da Inglaterra. O Liverpool é gigante? Sim! Entretanto com os fatores apresentados nesse texto podemos cravar (na opinião do autor) o Manchester United como o maior time da Inglaterra!

*P.S.: Como dito anteriormente, a disputa entre Liverpool e Manchester United é quase unânime, entretanto há alguns que quebram essa dualidade como Daily Mirror. O jornal inglês leva em consideração fatores como quantidade de jogadores na seleção inglesa ou que disputaram a Copa do Mundo, a base de fãs ao redor do planeta e desempenho na liga desde 1988/89, além itens claros como títulos por exemplo. Aqui, o United também levou a melhor, contudo o segundo lugar foi ocupado pelo Arsenal que desbancou o Liverpool para terceiro. Confira a seguir a tabela completa do ranking dos 50 maiores times ingleses da história:


Links úteis:

2 comentários:

  1. Parabéns ao Manchester United pelo Campeonato da Premier League 2020/21

    12 de janeiro de 2020: o Manchester United ficou 24 pontos atrás do Líder.
    12 de janeiro de 2021: o Manchester United é o líder da Premier League.

    Mais gols marcados na Premier League 2020/21
    37 - Liverpool.
    33 - Manchester United.
    32 - Chelsea.
    31 - Leicester.
    30 - Leeds.

    ResponderExcluir
  2. Do jeito que vai daqui uns anos o Leicester sobe para o podium vai para 1° lugar esses Man United , Chelsea , etc só contratam ex-jogadores em atividade , anciões.

    ResponderExcluir

Páginas