Mão de Gália marca encontro desta manhã


Hoje às 10h00 em Lyon teremos o quarto jogo pelas Oitavas de Finais da Euro de 2016. E a vaga será decidida na partida entre França x Irlanda, que nos lembram um episódio marcante do futebol Mundial, também no território francês, mas pelas Eliminatórias para a Copa de 2010, uma mão selou o destino das duas equipes. E neste post vamos falar um pouco sobre o Incidente da "Mão da Gália", ou simplesmente Mão de Frod ou, mas conhecida como Mão de Henry.

Este era o segundo jogo da repescagem das Eliminatórias, no primeiro a França havia vencido a Irlanda por 1x0, gol de Anelka. Tal resultado dava a vantagem do empate para os Bleus. No jogo de volta, a Irlanda começou atacando com tudo e abriu o marcador com Robbie Keane (que está nessa Euro), mas a França igualou o placar com Shay Given. Depois disso, os irlandeses precisavam marcar mais um gol para se classificarem, enquanto os franceses poderiam apenas segurar a igualdade para irem para a Copa.

Então veio o lance polêmico. Florent Malouda cruzou e depois de um bate-rebate, a bola sobrou para Thierry Henry que colocou sua mão de esquerda intencionalmente na bola dando assistência para Galas marcar de cabeça selando até então a classificação dos Bleus. Os jogadores da Seleção Irlandesa cercaram o árbitro Martin Hansson, mas de nada adiantou e o gol foi confirmado. A partir de então, os Verdes não reagiram na partida e o confronto terminou 2x1 para a França, 3x1 no agregado.

Confira o lance abaixo:



Claro que está mão repercutiu muito (além das piadinhas e jogos). A Irlanda entrou com pedido de anulação, negado pela FIFA. Henry pediu desculpas e chegou a pensar em se aposentar do futebol internacional, mas não concretizou a ideia. O árbitro não quis fazer declarações na época. E como vingança, na Copa do Mundo, as pizzarias Pizza Hut forneceriam pizzas grátis (quantidade foi limitada posteriormente) para os clientes caso a França tomasse gol, e isso aconteceu só na segunda partida contra o México quando perderam por 2x0, com 350 unidades de pizza por gol.

Atualmente, a realidade é outra, com dois elencos muito diferentes e realidade totalmente distinta. A França na ocasião foi eliminada ainda na fase de grupos da Copa. Em 2016, os Bleus chegam como favoritos, ainda mais com o apoio da torcida e a boa campanha, e por isso talvez seja uma boa hora para a "vingança" irlandesa. Contudo, meu palpite ainda é que a França avance para as quartas, e dessa vez sem "la mano de Díos francesa".

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário