Final da Liga dos Campeões: Análise e números de Juventus x Barcelona


No próximo Sábado teremos a final da principal competição Europeia de clubes: a Liga dos Campeões. E decidi fazer este post, assim como nos últimos anos, trazendo uma pequena análise e também números e curiosidades sobre o confronto entre Juventus e Barcelona.

A Juventus chega nessa final como zebra. Após ter passado por Borussia Dortmund, Monaco, e nas semi-finais pelo Real Madrid, atual campeão, a Juventus tenta parar o incrível Barcelona com Neymar, Suárez e Messi que derrotou nas semis o poderoso Bayern de Munique. Deverá ser o jogo de ataque contra defesa, a última buscando a saída pelos contra-ataques.


Os principais jogadores da Velha Senhora são o goleiro experiente Buffon, Morata, Pogba e Pirlo, os dois últimos apagados no último jogo, mas que podem fazer a diferença, o primeiro pela habilidade individual e o segundo em passes precisos e na bola parada (ponto fraco do Barcelona). Já a equipe Catalã conta com um dos melhores ataques do mundo, e deve preservar a posse de bola como uma forma de proteger sua defesa, a qual é mais vulnerável.


Curiosidades de ambas equipes:

A Juventus tem dois títulos e cinco vices, neste último ela é a primeira, ao lado de Benfica e Bayern de Munique. Caso perca Sábado, ela se isolará no quesito.

O Barcelona tem quatro título e três vices. Hoje, está empatado em taças com Ajax, e caso vença, ficará com a mesma quantidade de Ligas que Bayern de Munique e Liverpool (e com a metade do rival Real Madrid).

Depois da final, teremos mais um caso de tríplice coroa, afinal tanto a Juve quanto o Barça venceram suas Ligas e Copas Nacionais. As equipes que já obtiveram tal êxito foram:  o Celtic da Escócia em 1966/67, o Ajax da Holanda em 1971/72, o PSV Eindhoven (também da Holanda) em 1987/88, o Manchester United da Inglaterra em 1998/99, o próprio Barcelona em 2008/09 ,Internazionale da Itália em 2009/10 e o Bayern de Munique da Alemanha em 2012/13.

Ao todo já foram 6 jogos entre as equipes, sendo dois empates e duas vitórias para cada lado (sendo dois confrontos vencidos pelo Barça, e o último pela Juventus):

  • Liga dos Campeões 1985/86 (Quartas-de-final)
  • Barcelona 1-0 Juventus
  • Juventus 1-1 Barcelona

  • Recopa 1990/91 (Semifinais) 
  • Barcelona 3-1 Juventus
  • Juventus 1-0 Barcelona

  • Liga dos Campeões 2002/03 (Quartas-de-final) 
  • Juventus 1-1 Barcelona
  • Barcelona 1-2 Juventus

Fonte: FastFut

O grande jogo da final será no Estádio Olímpico de Berlim. Inaugurado em 1936, e palco da Copa do Mundo, o estádio da decisão tem a capacidade de 74 415 pessoas.

E você? Aposta em quem na final? Apesar de achar o Barcelona melhor no geral, acho que a Juventus leva essa final. Para deixar seu palpite, use os comentário, e até a hora do jogo!

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário