Esportes da Olimpíada - Futebol - FC Gols

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

A série sobre os esportes do programa olímpico fala hoje do futebol.

Esporte mais popular do mundo o futebol em Olimpíadas é imprevisível. Antes da criação da Copa do Mundo o torneio de futebol olímpico era tão importante que o campeão olímpico tinha status de campeão mundial. Depois da criação da Copa o torneio perdeu status e passou a ser disputado por seleções amadoras, daí vantagem para os países do bloco socialista que ganharam quase tudo de 1952 à 1988. Em 1984 o COI muda uma das regras e permite a participação de profissionais e em 1992 limitou a idade para sub - 23 e três jogadores acima desta idade.

A Hungria é a maior vencedora com três medalhas de ouro seguidas da extinta União Soviética e do Uruguai que teve o apelido de Celeste Olímpica por conta do bicampeonato conquistado em 1924 e 1928 além da Argentina. O futebol feminino começou em Atlanta 1996 e os Estados Unidos são soberanos ganhando quatro medalhas de ouro em cinco participações.

Os locais dos jogos:









O torneio do futebol vai ocorrer em seis arenas que foram usadas na Copa do Mundo do Brasil além do Engenhão, estádio olímpico do atletismo e que sediará as primeiras partidas do futebol feminino e masculino, Arena da Amazônia em Manaus, Arena Fonte Nova em Salvador, Mané Garrincha em Brasília, Mineirão em Belo Horizonte, Arena Corinthians em São Paulo e Maracanã, palco das semifinais e finais tanto no masculino como no feminino.

O Brasil nos jogos:



A seleção brasileira segue na busca pelo único título que falta na sua coleção: a medalha de ouro olímpica. Dois anos depois do infame 7 x 1 a seleção masculina tem tudo pra conquistar o ouro inédito. Neymar, craque do Barcelona é a esperança da seleção comandada por Rogério Micale que vem conduzindo a seleção e assumiu de vez a vaga de Dunga. No feminino as esperanças estão nos pés de Marta, cinco vezes eleita a melhor jogadora do mundo. Na história olímpica o país conquistou sete medalhas, sendo cinco de prata e duas de bronze. No torneio masculino serão 16 seleções e no torneio feminino 12 equipes jogarão a disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas