Esportes da Olimpíada - Futebol


A série sobre os esportes do programa olímpico fala hoje do futebol.

Esporte mais popular do mundo o futebol em Olimpíadas é imprevisível. Antes da criação da Copa do Mundo o torneio de futebol olímpico era tão importante que o campeão olímpico tinha status de campeão mundial. Depois da criação da Copa o torneio perdeu status e passou a ser disputado por seleções amadoras, daí vantagem para os países do bloco socialista que ganharam quase tudo de 1952 à 1988. Em 1984 o COI muda uma das regras e permite a participação de profissionais e em 1992 limitou a idade para sub - 23 e três jogadores acima desta idade.

A Hungria é a maior vencedora com três medalhas de ouro seguidas da extinta União Soviética e do Uruguai que teve o apelido de Celeste Olímpica por conta do bicampeonato conquistado em 1924 e 1928 além da Argentina. O futebol feminino começou em Atlanta 1996 e os Estados Unidos são soberanos ganhando quatro medalhas de ouro em cinco participações.

Os locais dos jogos:









O torneio do futebol vai ocorrer em seis arenas que foram usadas na Copa do Mundo do Brasil além do Engenhão, estádio olímpico do atletismo e que sediará as primeiras partidas do futebol feminino e masculino, Arena da Amazônia em Manaus, Arena Fonte Nova em Salvador, Mané Garrincha em Brasília, Mineirão em Belo Horizonte, Arena Corinthians em São Paulo e Maracanã, palco das semifinais e finais tanto no masculino como no feminino.

O Brasil nos jogos:



A seleção brasileira segue na busca pelo único título que falta na sua coleção: a medalha de ouro olímpica. Dois anos depois do infame 7 x 1 a seleção masculina tem tudo pra conquistar o ouro inédito. Neymar, craque do Barcelona é a esperança da seleção comandada por Rogério Micale que vem conduzindo a seleção e assumiu de vez a vaga de Dunga. No feminino as esperanças estão nos pés de Marta, cinco vezes eleita a melhor jogadora do mundo. Na história olímpica o país conquistou sete medalhas, sendo cinco de prata e duas de bronze. No torneio masculino serão 16 seleções e no torneio feminino 12 equipes jogarão a disputa.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário