Esportes da Olimpíada - Canoagem

20:27 0 Comments A+ a-


A série sobre os esportes do programa dos jogos olímpicos do Rio prossegue e hoje é a vez da canoagem. A canoagem é um esporte náutico praticado em canoa ou caiaque e está presente nos Jogos Olímpicos desde Berlim 1936. Sua origem vem dos povos nativos da América do Norte.


Nos Jogos Olímpicos são disputados em dois tipos: canoagem sprint ou de velocidade e canoagem slalom. A canoagem de velocidade ocorre em canais construídos artificialmente com 2000 metros de extensão e profundidade de 3 metros. As competições são disputadas com caiaques de 1, 2 e 4 pessoas e as distâncias variam de 200 à 1000 m para homens e 200 a 500 metros para mulheres. A canoagem slalom é praticada em corredeiras artificiais e os canoístas tem de passar por portas sem cometer faltas e no menor tempo possível.

Tipos de caiaques:
  • K1: Peso de 9,1 kg, comprimento de 3,5 m e largura de 0,6 m 
  • C1: Peso de 10 kg, comprimento de 3,5 m e largura de 0,65 m 
  • C2: Peso de 15 kg, comprimento de 4,1 m e largura de 0,2 m 
Os locais de competição:


Na canoagem de velocidade as competições vão ocorrer no estádio da Lagoa Rodrigo de Freitas, cartão postal da cidade, já as competições de slalom vão ocorrer no Complexo de Deodoro. 

O Brasil nos jogos:



Antes do fenômeno Isaquias Queiroz tivemos Sebastian Cuattrin que participou de quatro Olimpíadas. Isaquias é um dos grandes nomes do esporte brasileiro na atualidade e esperança de medalha. Ele vai disputar três provas na canoagem de velocidade: C1 1000 m, C1 200 e C2 1000 m com Erlon Souza. Por ser o país sede o Brasil tem todas as vagas garantidas na canoagem slalom e o destaque é para Ana Sátila que competirá no K1.