Esportes da Olimpíada - Ciclismo


A série especial sobre os esportes do programa olímpico traz hoje o ciclismo.

O ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é chegar primeiro ou cumprir a meta no menor tempo possível. O ciclismo se tornou esporte na Inglaterra, uma das potências da modalidade no século XIX. Nos Jogos Olímpicos a modalidade está presente desde a primeira edição. Nos Jogos de Seul 88 as mulheres começaram a participar dos eventos de estrada. Em Atlanta 96 estrearam as provas de cross country e mountain bike e em Pequim 2008 estreou a modalidade BMX.

Categorias:
No ciclismo são quatro as categorias disputadas:

  • Provas de estrada: São testes de resistência e uma corrida contra o tempo. São disputados em dois tipos: por equipes e contrarrelógio.
  • Provas de montanha (Mountain Bike): são provas disputadas em terrenos acidentados e repletos de obstáculos e o objetivo dos ciclistas é transpor esses obstáculos. Envolve destreza, resistência, concentração e auto - suficiência;
  • BMX: São corridas disputadas em pista de terra com bicicletas especiais;
  • Provas de pista: disputadas em velódromos combinam velocidade e tática. São disputadas em uma pista oval de madeira com extensão de 250 metros e o objetivo é percorrer as distâncias no menor tempo possível.

A bike:


As bicicletas usadas pelos atletas são leves e resistentes e projetadas para alcançar o máximo de velocidade possível. As bikes possuem uma única marcha e não tem freios. Os ciclistas usam roupas à base de elastano, um material resistente e os capacetes aerodinâmicos proporcionam melhor rendimento e milésimos de segundo preciosos.

Nas provas de estrada os ciclistas largam juntos e devem percorrer percursos longos e vence quem chegar primeiro no menor tempo possível. Na corrida contrarrelógio os ciclistas largam num intervalo de 90 segundos individualmente e vence quem registrar o menor tempo. As bicicletas devem ser leves e resistentes e os uniformes devem ser feitos de material que absorva o suor e permita a respiração da pele.

Os locais de competição:


Nas provas de estrada a largada será no Forte de Copacabana. O Pontal será ponto de partida e chegada das provas contrarrelógio. As provas de pista serão no Velódromo da Barra, a obra mais atrasada dos jogos. Previsto para ficar pronto no fim do ano passado foi entregue ainda com acabamentos à serem feitos. A obra problemática atrasou por conta da demora na instalação do piso de madeira vindo da Sibéria e problemas burocráticos envolvendo a construtora com a prefeitura. O velódromo usado no Pan de 2007 não servia.

O Brasil nos jogos:


O Brasil competirá em todos os tipos do ciclismo. Na prova de pista o país terá como representante Gideoni Monteiro, o primeiro desde Barcelona, no BMX nossos representantes serão Priscila Carnaval e Renato Rezende, no mountain bike Henrique Avancini e Rubens Donizete serão os representantes no masculino e Raiza Goulão no feminino e na prova de estrada a equipe será composta por Murilo Fischer, Kleber Ramos, Clemilda Oliveira e Flávia Oliveira. 

O astro:


O inglês Chris Hoy é o maior nome da modalidade e nas últimas três Olimpíadas ganhou sete medalhas sendo seis de ouro e se aposentou nos jogos de Londres.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário