Esportes da Olimpíada - Ciclismo - FC Gols

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

A série especial sobre os esportes do programa olímpico traz hoje o ciclismo.

O ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é chegar primeiro ou cumprir a meta no menor tempo possível. O ciclismo se tornou esporte na Inglaterra, uma das potências da modalidade no século XIX. Nos Jogos Olímpicos a modalidade está presente desde a primeira edição. Nos Jogos de Seul 88 as mulheres começaram a participar dos eventos de estrada. Em Atlanta 96 estrearam as provas de cross country e mountain bike e em Pequim 2008 estreou a modalidade BMX.

Categorias:
No ciclismo são quatro as categorias disputadas:

  • Provas de estrada: São testes de resistência e uma corrida contra o tempo. São disputados em dois tipos: por equipes e contrarrelógio.
  • Provas de montanha (Mountain Bike): são provas disputadas em terrenos acidentados e repletos de obstáculos e o objetivo dos ciclistas é transpor esses obstáculos. Envolve destreza, resistência, concentração e auto - suficiência;
  • BMX: São corridas disputadas em pista de terra com bicicletas especiais;
  • Provas de pista: disputadas em velódromos combinam velocidade e tática. São disputadas em uma pista oval de madeira com extensão de 250 metros e o objetivo é percorrer as distâncias no menor tempo possível.

A bike:


As bicicletas usadas pelos atletas são leves e resistentes e projetadas para alcançar o máximo de velocidade possível. As bikes possuem uma única marcha e não tem freios. Os ciclistas usam roupas à base de elastano, um material resistente e os capacetes aerodinâmicos proporcionam melhor rendimento e milésimos de segundo preciosos.

Nas provas de estrada os ciclistas largam juntos e devem percorrer percursos longos e vence quem chegar primeiro no menor tempo possível. Na corrida contrarrelógio os ciclistas largam num intervalo de 90 segundos individualmente e vence quem registrar o menor tempo. As bicicletas devem ser leves e resistentes e os uniformes devem ser feitos de material que absorva o suor e permita a respiração da pele.

Os locais de competição:


Nas provas de estrada a largada será no Forte de Copacabana. O Pontal será ponto de partida e chegada das provas contrarrelógio. As provas de pista serão no Velódromo da Barra, a obra mais atrasada dos jogos. Previsto para ficar pronto no fim do ano passado foi entregue ainda com acabamentos à serem feitos. A obra problemática atrasou por conta da demora na instalação do piso de madeira vindo da Sibéria e problemas burocráticos envolvendo a construtora com a prefeitura. O velódromo usado no Pan de 2007 não servia.

O Brasil nos jogos:


O Brasil competirá em todos os tipos do ciclismo. Na prova de pista o país terá como representante Gideoni Monteiro, o primeiro desde Barcelona, no BMX nossos representantes serão Priscila Carnaval e Renato Rezende, no mountain bike Henrique Avancini e Rubens Donizete serão os representantes no masculino e Raiza Goulão no feminino e na prova de estrada a equipe será composta por Murilo Fischer, Kleber Ramos, Clemilda Oliveira e Flávia Oliveira. 

O astro:


O inglês Chris Hoy é o maior nome da modalidade e nas últimas três Olimpíadas ganhou sete medalhas sendo seis de ouro e se aposentou nos jogos de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas