Esportes da Olimpíada - Tênis


A série sobre os esportes olímpicos segue e hoje é dia do tênis.

O tênis é esporte olímpico desde Atenas 1896, saiu e voltou a ser esporte olímpíco nos jogos de Seul 1988. Inventado na França no século XII o tênis foi evoluindo ao longo dos séculos. É disputado em jogos de simples e duplas masculino e feminino além das duplas mistas.

Sua pontuação é distinta. Começa com 15, 30 e vai até 40. Vence um game o tenista que fizer o ponto seguinte. Caso haja igualdade em 40- 40 o jogador precisa fazer dois pontos seguidos para vencer o game. As partidas tem duração de três sets exceto a final masculina em melhor de cinco sets.

Se um set empatar em 6 - 6 haverá a disputa de um tie break, game de desempate em melhor de sete pontos e requer vantagem mínima de dois pontos. No terceiro set de cada jogo e na final não tem tie break, o jogo segue até que um jogador obtenha dois games de vantagem.

No saque quem vence o sorteio decide se começa sacando ou recebendo a bola. Deve começar sempre à direita da linha do centro da quadra e a bola deve quicar no lado oposto da quadra adversária, é o saque cruzado. O jogador tem direito à dois saques a cada ponto, sendo que o primeiro costuma ser um golpe arriscado e o segundo mais conservador, porque precisa colocar a bola dentro, caso contrário ocorre a dupla falta e o ponto vai de bandeja pro adversário.

Equipamentos:


As bolas são feitas de borracha e pesam de 56 à 59 g.O seu segredo é uma explosão que faz com que a bola quique mais rápido, graças à uma pastilha de nitrogênio que é aquecida e estoura dentro da bola fazendo o efeito do quique. A raquete é feita de materiais variáveis do carbono, diferente das cordas que são feitas de tripa natural e usadas pela maioria dos tenistas profissionais. O seu comprimento é de 73,7 cm, largura de 31,7 cm e peso de 300 g. A rede possui cabos de sustentação nas laterais da quadra que mede 1,07 de altura e mais baixa no centro da quadra com 0,94 m.

O local de competições:


Inaugurado em dezembro de 2015 o Centro Olímpico de Tênis conta com 16 quadras, sendo algumas temporárias e a estrutura da quadra central é permanente e será um dos principais legados dos jogos.

O Brasil nos jogos:


O Brasil vai ser representado nos jogos de simples com Thomaz Belucci e Rogério Dutra no masculino e com Teliana Pereira que jogará também nas duplas com Paula Gonçalves. Nossas esperanças estão na dupla formada por Marcelo Melo e Bruno Soares que já foram número 1 com parceiros diferentes.

Os astros:



O medo da zika afastou alguns tenistas como o canadense Milos Raonic, o alemão Tomas Berdych e a romena Simona Halep enquanto Roger Federer alegando lesão no joelho não jogará mais neste ano. Por outro lado grandes nomes como o suíço Stan Wawrinka, o espanhol Rafael Nadal, o britânico Andy Murray e o número 1 do mundo Novak Djokovic estão garantidos assim como a americana Serena Williams, número 1 no ranking da WTA.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário