Como se joga e as principais regras do Futebol Americano - Parte 1


A temporada regular da NFL (maior competição de Futebol Americano do Mundo) já está para começar, e muitas pessoas não sabem as regras e nem como se pratica o Futebol Americano. Por isso, o FC Gols (já tínhamos postado no antigo) fez uma série de quatro posts explicando como se joga e as principais regras do esporte mais popular dos Estados Unidos. As formas de pontuações, as faltas (porque apesar de ser um jogo violento, ele tem faltas) e outras regras do Futebol Americano estarão presentes nesta minissérie. 

Básico:

Ao todo, são 22 jogadores (11 de cada lado). O principal objetivo do jogo e chegar a endzone adversária. O período de jogo é divido em dois tempos que são divididos em dois quartos cada, com duração de 15 minutos cada quarto. As equipes trocam de campo no fim do primeiro e do terceiro quarto. Caso o jogo termine empatado, é disputado uma prorrogação, na qual quem pontuar primeiro ganha. O campo de jogo tem ao todo 120 jardas (aproximadamente 109 metros).

O jogo é constituído por downs (decidas). Em cada decida, o time tem 4 chances para tentar avançar 10 jardas, mas se não conseguir esse avanço, a posse de bola será invertida. Quando a equipe chega na quarta decida sem conseguir avançar as 10 jardas, ela pode optar por chutar um Field Goal (aquele chute entre no "Y") ou fazer um Punt, que é um chutão para o campo adversário, quando a distância é muito grande para o Field Goal, a fim de que o time adversário comece a sua campanha de ataque mais longe da EnZone da equipe que fez o Punt.


Exitem duas formas de avanço: Através da jogada terrestre ou jogada aérea. Na jogada terrestre, o quarteback (o homem que fica lançando a bola) deixa a bola com Running Backs (aquele que sai correndo na bola no meio dos outros jogadores). O Quarteback, que é o "camisa 10" do time, também pode optar pelo lançamento, que é quando ele lança a bola para o Wide-Receiver. Se o último não receber e a bola cair no chão o time vai para a próxima decida de onde começou a anterior.

Pontuação:

Touchdown - 6 pontos: É o grande objetivo do jogo. Para conseguir esses 6 pontos, o time terá que chegar na EndZone (digamos na grande área) do adversário. Após a conversão de um touchdown, a equipe que marcou os pontos ainda terá a chance de obter um ponto, chutando um Field Goal, ou dois pontos, tentando fazer um outro touchdown, esse chamado de mini-touchdown.

Confira abaixo alguns touchdowns incríveis (não só da NFL, mas de outras competições também):

Field Goal - 3 pontos: É o famoso chute, que tem por objetivo acertar o meio do "Y". Se isso ocorrer, a equipe que converteu o chute ganha 3 pontos, mas se errar, a posse de bola será do adversário no lugar de onde o Field Goal foi convertido.

Confira abaixo um exemplo de Field Goal:

Safety - 2 pontos: No Futebol Americano a defesa também tem como pontuar, através do Safety. Isso ocorre quando o time defensivo derruba um jogador da equipe adversária dentro da EndZone adversária ou quando o jogador do time que está atacando sai com a bola para trás de sua EndZone. Além de conseguir os dois pontos, a equipe que fez o Safety ainda ganha a posse de bola.

Confira abaixo um exemplo de Safety:

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário