Esportes da Olimpíada - Levantamento de peso - FC Gols

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Dando continuidade à série sobre os esportes olímpicos seguimos com o levantamento de peso.


Também conhecido como halterofilismo o levantamento de peso surgiu na Grécia antiga e tem como principal objetivo levantar a maior quantidade de peso possível do chão até a cabeça. As modalidades de disputa são duas: arranque e arremesso. Em ambas o objetivo é desenvolver a potência e exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

No arranque os competidores tem de realizar num único movimento levantar a barra direto do chão até a cabeça, o arremesso é feito em duas etapas: na primeira os atletas erguem a barra do chão até a altura dos ombros e em seguida levantam acima da cabeça. Cada atleta tem três tentativas e o resultado final é a somatória de cada tentativa.

O peso é determinado através de anilhas colocadas nas laterais da barra. O aumento de peso deve ser entre uma e outra tentativa de 1 kg. A barra mede 2,20 m de comprimento e pesa 20 kg no masculino, já no feminino as medidas são 2,01 de comprimento da barra e peso de 15 kg.

As categorias em disputa são oito no masculino e sete no feminino e sua classificação varia de acordo com o peso. No feminino as categorias são: até 48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg, 75 kg e acima de 75 kg, já no masculino os pesos são de até 56, 62, 69, 77, 85, 94, 105 e acima de 105 kg.

O local de competições:


O Pavilhão 2 do Riocentro será sede das disputas. Tem área de 11500 m² e totalmente adaptado para o esporte sediará as competições da modalidade.

O Brasil nos jogos:


O país terá cinco representantes na disputa. Fernando Reis que compete na categoria até 105 kg competirá pela segunda vez. Outros representantes na competição são Mateus Gregório (105 kg) e Welisson Rocha (85 kg). Entre as mulheres Jaqueline Ferreira (75 kg) e Rosane Reis (53 kg) vão disputar as competições.

A potência:


A Grécia tem bom potencial no esporte e o grande nome foi Pyrros Dimas que ganhou três medalhas de ouro consecutivas entre os jogos de Barcelona e Sydney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas