Esportes da Olimpíada - Levantamento de peso


Dando continuidade à série sobre os esportes olímpicos seguimos com o levantamento de peso.


Também conhecido como halterofilismo o levantamento de peso surgiu na Grécia antiga e tem como principal objetivo levantar a maior quantidade de peso possível do chão até a cabeça. As modalidades de disputa são duas: arranque e arremesso. Em ambas o objetivo é desenvolver a potência e exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

No arranque os competidores tem de realizar num único movimento levantar a barra direto do chão até a cabeça, o arremesso é feito em duas etapas: na primeira os atletas erguem a barra do chão até a altura dos ombros e em seguida levantam acima da cabeça. Cada atleta tem três tentativas e o resultado final é a somatória de cada tentativa.

O peso é determinado através de anilhas colocadas nas laterais da barra. O aumento de peso deve ser entre uma e outra tentativa de 1 kg. A barra mede 2,20 m de comprimento e pesa 20 kg no masculino, já no feminino as medidas são 2,01 de comprimento da barra e peso de 15 kg.

As categorias em disputa são oito no masculino e sete no feminino e sua classificação varia de acordo com o peso. No feminino as categorias são: até 48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg, 75 kg e acima de 75 kg, já no masculino os pesos são de até 56, 62, 69, 77, 85, 94, 105 e acima de 105 kg.

O local de competições:


O Pavilhão 2 do Riocentro será sede das disputas. Tem área de 11500 m² e totalmente adaptado para o esporte sediará as competições da modalidade.

O Brasil nos jogos:


O país terá cinco representantes na disputa. Fernando Reis que compete na categoria até 105 kg competirá pela segunda vez. Outros representantes na competição são Mateus Gregório (105 kg) e Welisson Rocha (85 kg). Entre as mulheres Jaqueline Ferreira (75 kg) e Rosane Reis (53 kg) vão disputar as competições.

A potência:


A Grécia tem bom potencial no esporte e o grande nome foi Pyrros Dimas que ganhou três medalhas de ouro consecutivas entre os jogos de Barcelona e Sydney.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Ceyron Louis

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário